Aldeia

Sistemas agrícolas

No Norte de Portugal, o homem marcou fortemente a paisagem pela sua actividade. Desde a Antiguidade, novas espécies e novas técnicas foram introduzidas. Nas montanhas que integram o PNPG, as técnicas de regadio tiveram um papel fundamental, visível nas paisagens em socalco e no sistema de irrigação dos lameiros.
Aldeia2
A separação espacial de duas actividades fundamentais na economia dos povoados de montanha levou também a uma organização característica da paisagem. As povoações situam-se a meio encosta, numa posição intermédia entre os pastos de montanha, utilizados no Verão, e as terras mais férteis e irrigadas do fundo dos vales. A localização destes povoados a meia distância entre os dois tipos paisagísticos garante não só uma proximidade aos diferentes tipos de terreno mas também a não destruição do solo fértil pelas habitações e estruturas anexas.
Paisagem agricola
Apesar da ocupação de terrenos anteriormente cobertos por um extenso carvalhal, o estabelecimento de culturas e pastagens não o eliminou por completo. Em redor dos campos e lameiros, existe um sistema complexo de bosquetes e sebes vivas responsáveis por uma alta diversidade florística e faunística dessas regiões.
Florestas Matos Linhas de água Sistemas agrícolas