Departamento de Ciências da Terra


Laboratórios e instalações do Departamento


O Departamento de Ciências da Terra possui instalações e laboratórios que permitem desenvolver quer uma investigação de qualidade, quer um Ensino moderno e dinâmico. Estes laboratórios podem realizar trabalhos para a comunidade exterior à Universidade do Minho, mediante o pagamento das respectivas tarefas. Entre os vários laboratórios salientam-se:

Laboratório

Funcionário

Finalidades

Análises químicas de águas

Lúcia Guise

Análise físico-química de águas e de soluções aquosas, com recurso a espectrofotometria de absorção molecular UV/Vis, métodos electroquímicos, e cromatografia iónica aplicada a análise multiparamétrica de aniões.

Argilas

-

Concentração da fracção argilosa para análises químicas e DRX. Separação de fracções granulométricas que podem atingir a dimensão 0.01µm.

Difracção de raios X (DRX)

António Sendas

Obtenção de difractogramas de estruturas cristalinas e correspondente tratamento informático (comparação com os dados do ficheiro ASTM - 'match', decomposição de reflexões, simulação de difractogramas).

Espectrometria

Lúcia Guise

Determinação da composição química de materiais geológicos e de águas, com recurso a equipamento de espectrometria de plasma (ICP) e de absorção atómica (com câmara de grafite).

Lâminas delgadas e superfícies polidas    

António Sendas    

Realização de lâminas delgadas e polidas de rochas e outros materiais. Obtenção de superfícies polidas.

Microscopia Óptica    

-

Observação microscópica com microfotografia e vídeo. Possibilidade de digitalização de imagens de microscópio em tempo real. Quantificação de fases por tratamento de imagem e análises da composição de inclusões fluídas.

Moagem    

-

Obtenção de amostras moidas de rochas para a execução de análises químicas.

Separações Mineralógicas    

Elisabete Vivas

Obtenção de concentrados minerais com recurso a separações magnéticas e por diferenças de densidade.

Sedimentologia    

António Sendas    

Quantificação da fracção detrítica de materiais geológicos até à dimensão 0.15µm com recurso a equipamento de raios X (Sedigraph).