Equipa do Projecto                                                                                

O projecto Jovens Saudáveis em Acção: Projecto de Educação Sexual Orientada para a Acção é desenvolvido na EB 2,3 do Professor Carlos Teixeira pelas professoras Cândida Gonçalves (Coordenadora), Fátima, Fernanda Teixeira, Glória Barbosa e Goretti Pereira e pelos alunos das turmas A e D do 8º ano (2003/ 2004). Este ano (2004/05) está ser desenvolvido nas mesmas turmas, 9ºA e 9ºD, pelos professores Cândida Gonçalves (Coordenadora), Goretti Pereira, António Alves e Paula Magalhães.

No ano lectivo 2007/08 o projecto continuou a ser desenvolvido nas turma 7º D e 9º F com um projecto de Educação Alimentar Orientada para a Acção. A situação problema na turma 7º D é Doçarias: Prevenção da Obesidade nos Familiares e Amigos. Este projecto é desenvolvido com a colaboração das professoras Rosa Leite (coordenadora), Maria do Céu Martins (EV), Carolina Serra (História), Luísa Sales (L. Portuguesa) e Manuela Trigo (E.F.). A situação problema na turma 9º F é A Alimentação na Comunidade Escolar: Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis na Escola. Os professores envolvidos neste projecto são: Fátima Trigo (coordenadora), Maria do Céu Fonte, Teresa Lemos, Paula Novais, Conceição Teixeira e Paula Dias.

   
   
   
   
   

 

8º A (2003/ 2004). Este ano somos o 9º A (2004/ 2005).

  

Fotografia de conjunto da turma 8º A (2003/ 2004) que agora é o 9º A (2004/05)

 

Atrás: João Pedro, João Gentil, José António, , Jorge e Luís Renato.

À frente: Nuno e Patrício

 

João Gentil Pinto

Tenho 13 anos. a minha relação com os meus pais é boa, pois eles compreendem-me e deixam-me sair às vezes, mas também impõem regras como todos os pais. Não tenho qualquer tipo de conversa com os meus pais sobre educação sexual.

 

 

João Pedro Guimarães

Ando no 8º ano de escolaridade na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom, quando tenho algum problema eles ajudam-me da melhor maneira, quando eu quero sair, eles deixam-me. Não tenho qualquer tipo de conversa sobre educação sexual com os meus pais. O meu relacionamento com os colegas é bom.

 

 

Jorge Miguel Oliveira

O meu nome é Jorge Novais Oliveira, frequento a escola EB 2,3 professor Carlos Teixeira, ando no 8 ano na turma A (2003/ 2004). Tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom. Quando tenho problemas eles ajudam-me. Em relação à sexualidade não falo muito com eles. O meu relacionamento com os meu amigos também e bom.

 

 

José António

Frequento a escola EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira, ando no 8º Ano, na turma A (2003/ 2004), tenho 13 anos e tenho um relacionamento razoável com os meus pais e com os meus amigos, ou seja, raramente me chateio com os meus pais. Já não posso dizer o mesmo sobre os meus amigos. Ás vezes falo com os meus pais sobre a educação sexual, pois é importante, mas só falo quando ouvimos no telejornal alguma notícia sobre uma doença que se tenha descoberto sobre educação sexual ou alguma coisa parecida.

 

 

Luís Renato Marinho - SAIU DA TURMA

Eu chamo-me Luís Renato Medeiros Marinho, tenho 13 anos e ando no 8º A (2003/ 2004), na escola E.B 2/3 Prof. Carlos Teixeira. Tenho um bom relacionamento com os meus pais e colegas, pois falo abertamente com eles sobre educação sexual entre outros assuntos.

 

 

      Nuno Tiago Costa Freitas

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, em Fafe, estou no 8º A (2003/ 2004) e tenho um perfeito relacionamento com os meus amigos. Nunca falei com os meus pais sobre o tema da Educação Sexual, talvez pela vergonha, ou pela idade, pois só tenho 13 anos. O meu ambiente familiar é perfeito, toda a minha família se relaciona muito bem, não há zangas e todos nos divertimos. Os meus pais são muito meus amigos e fazem tudo para que eu e o meu irmão tenhamos sucesso na escola. Eles fazem praticamente tudo o que eu quero. Neste momento frequento um salão de estudo e um Instituto de Inglês, tudo graças a eles.

        Eu adoro tudo na minha vida.

 

 

       Patrício José Bastos Gonçalves

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8º ano, na turma A (2003/ 2004), tenho 13 anos e tenho um relacionamento moderado com os meus pais e colegas. Em casa, eu e os meus pais, temos conversas sobre diversos assuntos que se passam no dia a dia, sobre tudo, como correram os testes e sobre como correu o dia e de vez em quando zango-me com o meu irmão, mas as zangas são insignificantes. Eu nunca falo acerca da Educação Sexual com os meus pais, mas ás vezes falo com o meu irmão.

 

 

Pedro Filipe Sousa - SAIU DA TURMA

Frequento a escola E/B 2,3 Carlos Teixeira, ando no 8º ano de escolaridade na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom, quando tenho algum problema eles ajudam-me da melhor maneira, quando eu quero sair, eles deixam-me. Não tenho qualquer tipo de conversa sobre educação sexual com os meus pais. O meu relacionamento com os colegas é bom.

 

 

 

Da esquerda para a direita: Rita, Tânia Alexandra, Ana Filipa, Carla, Tânia Sofia, Rui, Tiago e Patrícia.
 

Ana Filipa de Oliveira Lapa 

Estudo na Escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira, estou no 8º ano da turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. Tenho um bom relacionamento com os meus pais e amigos sobre educação sexual, mas falo mais com os amigos do que com os pais. Normalmente costumo falar com a minha mãe sobre o assunto. Ela está sempre a dizer para eu ter muito cuidado, porque hoje em dia há muitas raparigas que engravidam muito novas e eu digo para não se preocupar, porque sou muito nova para isso, e mesmo agora que sou muito nova reconheço que se deve ter muito cuidado e usar sempre os métodos contraceptivos. Infelizmente ainda há muita gente que não se interessa e brinca com isso e depois as raparigas ficam grávidas, podem apanhar doenças, etc.

 

 

Carla Sofia Pinto Leitão

Eu sou uma aluna da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em FAFE . Ando na turma A do 8º ano (2003/ 2004) e tenho 13 anos . O meu relacionamento com os meus pais e amigos é muito bom mas não costumo ter muitas conversas sobre Educação Sexual com eles.

 

 

Patrícia Soraia Fernandes

Tenho um relacionamento muito bom com os meus pais e os meus amigos. Quanto a conversas sobre educação sexual com os meus pais, são raras, mas mostram-se interessados no tema, e estão sempre atentos aos debates do dia-a-dia.

 

 

Rita Catarina Cunha

Moro em Quinchães (Fafe). Tenho 13 anos e ando no 8º ano de escolaridade, na turma A (2003/ 2004). As nossas conversas a nível de educação sexual são razoáveis, posso sempre, abertamente, falar com os meus pais. Não tenho problemas quanto a isso.

 

 

Rui Pedro - SAIU DA TURMA

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais não é muito forte, não tenho muitas conversas com os meus pais sobre Educação Sexual. O relacionamento com os meus amigos é maior porque me sinto mais à vontade.

 

 

Tânia Alexandra Rodrigues

Tenho 13 anos e um relacionamento muito bom com os meus pais e amigos. Os meus pais preocupam-se quando ouvem relatos na televisão sobre educação sexual, mas raramente se fala no assunto.

 

 

Tânia Sofia Leite Sousa - SAIU DA TURMA

Eu sou estudante da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em FAFE . Ando no 8º ano na turma A (2003/ 2004). Tenho 12 anos e o meu relacionamento com os meus pais e amigos é muito bom, pois eu já ando com eles há oito anos, e com os meus pais o meu relacionamento é muito bom. As conversas que tenho com os meus pais sobre Educação sexual são muito poucas mas a minha mãe está-me sempre a dizer para não andar com estranhos mas sobre sexualidade nunca falei concretamente com os meus pais.

 

 

Tiago Freitas

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais não é muito forte pois não me sinto à vontade com eles, ao contrário dos meus amigos, com quem converso mais e me sinto à vontade.

 

  

Em cima: Paulo, Tiago, Rui, Ana Filipa, Marta e Miguel.

Em baixo: Cristina, Filipa, Liliana e Catarina

 

Ana Filipa Pereira Castilho 

Estudo na Escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira, tenho 13 anos e ando no 8ºA (2003/ 2004). A relação com os meus pais é muito liberal; falo de tudo com eles. A minha mãe informa-me e prepara-me para os problemas do dia-a-dia, como por exemplo as doenças sexualmente transmissíveis. As conversas que tenho com os meus amigos são abertas, falamos dos métodos contraceptivos...

 

 

Catarina Oliveira- SAIU DA TURMA

Ando na Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais é bom, damo-nos bem. Relativamente aos meus amigos é razoável, tanto nos damos bem como nos damos mal, depende dos dias. Às vezes converso com os meus pais sobre educação sexual.

 

 

Cristina Luís Almeida Sousa

Tenho 13 anos e sou da turma 8º A (2003/ 2004) da escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira. Vivo com a minha mãe e o meu padrasto com quem tenho um relacionamento muito bom. Aos fins- de-semana visito o meu pai e a minha madrasta com quem também me dou muito bem. Relaciono-me muito bem com os meus amigos. Sobre educação sexual não costumo falar com o meu pai, o meu padrasto e a minha madrasta, apenas falo sobre este assunto com ao minha mãe. Eu costumo contar o meu dia à minha mãe; como me correu o dia e falar-lhe dos meus problemas. A minha mãe, em contra-partida, responde-me a todas as minhas questões e fala-me das experiências dela.

 

 

Filipa Nazaré Silva

Tenho 13 anos e ando no 8ºA (2003/ 2004) da escola E/B 2,3 Carlos Teixeira. O relacionamento com os meus amigos é óptimo, tal como com os meus pais. Não costumo falar com o meu pai mas sim com a minha mãe sobre educação sexual, ela avisa-me para ter cuidado em relação a este assunto.

 

 

Liliana Andreia Gonçalves

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira. Tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais é razoável, embora às vezes tenhamos problemas. Com os amigos o meu relacionamento é bom. As conversas sobre educação sexual tenho-as essencialmente com a minha mãe.

 

 

Marta Isabel Alves

Eu frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em Fafe. Tenho 13 anos. O  relacionamento com os meus pais é aberto e liberal e são frequentes as conversas com eles sobre educação sexual. 

 

 

 Miguel Ângelo Gonçalves Fernandes - SAIU DA TURMA

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8 A (2003/ 2004) e tenho 14 anos. Vivo com os meus pais ,e tenho um excelente relacionamento com eles, e relaciono-me bem com os meus amigos. Sobre a educação sexual não falo com os meus pais. só de vez em quando.

 

 

Paulo Ricardo Martins

Eu frequento a escola EB 2/3 Prof. Carlos Teixeira, ando no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. Eu tenho uma boa relação com os meus pais e também com os meus amigos, porque eles percebem-me, eles ajudam-me e partilham as mesmas opiniões e ideias.

A nível de “Educação Sexual”, eu não falo muito com os meus pais, porque eu não me sinto confortável.

 

 

Rui Manuel Castro- SAIU DA TURMA

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8º ano de escolaridade, na turma A (2003/ 2004). Tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais sobre educação sexual é indiferente porque eu não falo muito com eles. O meu relacionamento com os meus colegas é bom, não me chateio com eles. Em casa  dou-me bem com a minha família .

 

 

Tiago André Gonçalves

Tenho 13 anos e uma boa relação com os meus pais e os meus amigos, porque eles me ajudam e compreendem, e partilham as mesmas ideias e opiniões. Sobre educação sexual não falo muito com os meus pais porque não me sinto à vontade.

 

 

8º D (2003/ 2004). Este ano somos o 9º D (2004/ 2005).

Olá! Eu Chamo – me Alba Filipa Guimarães Teixeira, ando no oitavo ano de escolaridade, na Turma D (2003/ 2004), o meu número é o 1. Tenho 13 anos e os meus amigos chamam-me “meio quilo”, “pipa” e ”pequenina”. Sou uma aluna razoável, amiga dos meus amigos, simpática, divertida e extrovertida.

Olá! Eu sou a Alexandra Manuela Silva Barros. sou o nº 2 do 8ºD (2003/ 2004). Sou amiga dos amigos e divertida e uma aluna razoável. Sou amiga dos amigos, vaidosa e não sou invejosa nem tímida.

Olá. O meu nome é Baal Roi Ferreira Alves Guedes de Quinhones, tenho treze anos e sou de Fafe. Sou o nº 3 da turma D do 8º ano (2003/ 2004). Eu podia ser um bom aluno mas eu não estudo. Eu gosto de jogar futebol mas não adoro assim tanto a bola. Prefiro jogar Hóquei em patins, e por isso jogo numa equipa, aqui de Fafe. Eu sei reconhecer se as pessoas são nossas amigas ou se são apenas interesseiras, na minha turma não tenho nenhum amigo. Apenas tenho mais ou menos uns cinco amigos, mas bons amigos.

Oi! Eu chamo–me Carla Patrícia Costa Santhin, ando no 8.º D (2003/ 2004) e sou o número 4. Tenho 13 anos e os meus colegas também me chamam Tita e Patita. Sou uma aluna média e amiga dos amigos, simpática, divertida, tímida, meiga e carinhosa.

Chamo-me Carlos Alberto C. Miguelote de Castro, tenho 13 anos sou o nº5 do 8º ano da turma D (2003/ 2004). O meu apelido é Berto ou Russo. Sou brincalhão, divertido, engraçado e sociável, e sou um aluno razoável.

         O meu nome é Carlos Manuel Costa Barros, tenho treze anos. Sou o nº 6 da turma D do 8º ano (2003/ 2004). Eu sou um bocado nervoso e um pouco fala-barato, por isso acham-me chato. Normalmente frequento o espaço Internet da minha cidade e bibliotecas. A minha alcunha é ‘sete camisolas’.

Eu chamo-me César Augusto Correia Ribeiro e tenho treze anos. Sou simpático, divertido, bom amigo, muito brincalhão e um pouco convencido. Sou o número 7 (sete) da turma 8º D (oitavo D) (2003/ 2004) da escola Professor Carlos Teixeira. Tenho uma boa vida escolar. Acho que sou um aluno razoável. Eu ando num Instituto de inglês e já andei na natação. Sou alto, mais ou menos moreno, tenho olhos azuis e um pouco loiro. Tenho alguns apelidos mas o que me chamam mais frequentemente é Cesariano por ser derivado do meu nome.

OLÁ! Chamo-me Christophe Pereira Fernandes. Ando no 8ºano da turma D e sou o nº 8 (2003/ 2004). Pratico natação e sou federado. Sou um aluno razoável, inteligente, perspicaz, manhoso, sou um pouco convencido e o mais importante de tudo sou amigo do meu amigo. Os meus apelidos são Crista, Cris, Galinha, entre outros. 

Eu chamo-me Ivo Gabriel Nogueira Sá e tenho treze anos. Sou o nº9 da turma D do 8º ano (2003/ 2004) e não tenho nenhum apelido porque gosto que me chamem Ivo. Sou um aluno razoável mas falo demais. Sou amigo do meu amigo, sou divertido, simpático e ás vezes um pouco nervoso. Gosto de jogar futebol, mas também gosto de jogar hóquei em patins e jogo numa equipa de Fafe.

Olá! O meu nome é Joana Márcia Lameiro Duarte. Tenho 13 anos. Sou da turma 8ºD (2003/ 2004) da Escola E.B. 2.3 Professor Carlos Teixeira e o meu número é o 10. Algumas pessoas chamam-me “Ju”, quando é para pedir favores. Estava a brincar...! Sou divertida, um pouco tímida, muito brincalhona e amiga dos meus verdadeiros amigos. A minha disciplina preferida é Inglês, também gosto de Educação Física (quando fazemos exercícios engraçados). A disciplina a que tenho mais dificuldades talvez seja Ciências físico-químicas (ou História,...). Nos intervalos gosto de conversar com as minhas amigas e amigos, de jogar futebol, etc.

Olá, Sou o João Pedro e tenho 14 anos. Se tudo me correr bem quando for maior gostava de ser arquitecto. Na escola eu sou um aluno razoável, mas o meu problema foram sempre as faltas. As miúdas que eu mais adoro são as morenas, embora as loiras também me atraiam. Gosto de andar na escola onde estudo, dos professores que lá trabalham e sobretudo dos amigos e das amigas.

Fiquem bem!

Eu chamo-me Jonathan Silva e tenho 14 anos. O meu apelido é "Joni". Sou simpático, nervoso, cool, sincero, amoroso e amigo dos amigos. Sou moreno, alto, elegante e uso óculos. Adoro passear com os meus amigos à noite, ouvir música, praticar desporto e conhecer novas pessoas (de preferência raparigas). 

Chamo-me Ludovic, mas tratam-me por "Ludo". Tenho 15 anos e conhecem-me na escola pelos meus desenhos.

Olá! Eu sou a Marisa Daniela Ferreira Do Vale, ando no 8.ºD e sou o número 14 (2003/ 2004). Sou uma aluna razoável, amiga dos amigos, divertida e simpática. Não sou invejosa, sou extrovertida e sou vaidosa.

Olá! O meu nome é Marisa José Fernandes Brochado, tenho 13 anitos e o meu apelido é “Zé” (o que adoro). Sou da Escola E.B. 2.3 Professor Carlos Teixeira e atribuíram-me o número 15, apesar de não gostar nada. Ah! E sou da turma 8ºD (2003/ 2004) e somos todos um bocado passados da cabeça, mas tirando isso, somos muito fixes. Mudando de assunto, sou muito brincalhona, responsável, simpática, sincera e amiga dos meus verdadeiros amigos. Quanto à minha vida escolar, sou muito estudiosa e as minhas notas podem considerar-se boas. As minhas disciplinas preferidas são Francês e Português e as que tenho mais dificuldades são Ciências físico-químicas e Matemática.       

Beijos e portem-se bem... (mal).

Chamo-me Marta Cristina Santos Ribeiro, tenho 13 anos, ando no 8º ano da turma D (2003/ 2004) e o meu número é o 16. Às vezes os meus amigos chamam-me “Cris”. Sou muito brincalhona e um bocado conversadora, mas quando me enervo sou um bocado mázinha. As disciplinas que eu gosto mais são: Educação Física e Educação Musical. As disciplinas que eu acho mais difíceis e tenho mais dificuldades são História e Matemática.

Oi! O meu nome é Mélanie Gonçalves Castro, tenho 14 anos (atrasei 1 ano porque vim de França). Sou do 8º ano da turma D e sou o número 17 (2003/ 2004). Os meus amigos costumam chamar-me “Mela” e já é bom, não vá abusar da confiança. Sou passada, mas não vivo na Casa Amarela. Sou divertida, brincalhona, bem-disposta e amiga do meu amigo. As minhas disciplinas preferidas são Francês e Educação Física, e as que tenho mais dificuldades são Inglês e Ciências físico-químicas... não entendo lá muito bem aquela história...

Eu chamo-me Pedro, tenho 15 anos e sou mais tratado por “Mota”. Sou da turma D do 8º ano (2003/ 2004) da Escola E.B. 2, 3 Prof. Carlos Teixeira de Fafe. Gosto de praticar desporto, mais precisamente futebol, Andebol e voleibol.

         Sou um bom amigo e fácil de conquistar amigos(as).

Olá!!!! Chamo-me Pedro e tenho 13 anos, sendo mais conhecido por Tino. Quanto à minha pessoa, acho que sou um gajo porreiro, mas com as minhas pancadas. Sou também um bom amigo, um pouco brincalhão e às vezes um pouco distraído. Sou o número 19 (2003/ 2004) e um bom aluno.

Olá, eu sou o Rui Miguel da Silva Barros, tenho 13 Primaveras. Por vezes os meus amigos chamam-me marmota e outros apelidos. Sou um aluno razoável na escola e dou–me bem com todas as pessoas da escola. Sou meigo, divertido, amigo dos amigos.

Olá! Chamo-me Sara Liliana Cunha Nogueira, tenho 13 anos, sou da turma 8ºD (2003/ 2004) e o meu número é o 22. Quando estou entre amigos, costumam chamar-me “Loira”, mas não é no mau sentido. Sou uma rapariga simpática e engraçada, uma pessoa em quem se pode confiar e sou amiga dos meus amigos. Na escola, as minhas disciplina preferidas são Inglês e Educação Visual e a que tenho mais dificuldades é Ciências físico-químicas.

O meu nome é Tiago. Tenho 13 anos, mas vou fazer 14 no dia 6 de Março. Sou da Turma D e o meu número é o 22 (2003/ 2004). Em relação à parte psicológica, modéstia à parte, penso que sou simpático, inteligente, amigo do amigo. Como gosto bastante de desporto jogo futebol no clube da minha terra que é a Associação Desportiva de Fafe (A.D.F.).

 

Olá! Eu chamo-me Tiago Daniel Faria Carvalho mais conhecido por Catita, e tenho quinze anos. Ando no 8º D e sou o nº 23 (2003/ 2004). Não sou nenhum ‘filhinho da mamã’ mas também não sou nenhum rufia. Sou muito engraçado e faço rir os meus colegas porque tenho cara de tolo.

         Adoro jogar futebol com os meus colegas.

 

Eu sou português e chamo-me Tiago J. M. Teixeira, mas sou conhecido como Teixeira, TT, “The Master” ou Todo o Terreno. Tenho 13 anos, jogo futebol nos Ases de S. Jorge e sou guarda redes. Nos meus tempos livres costumo jogar futebol, ir ao cinema, jogar computador e passear com os meus amigos. Sou um rapaz divertido, esperto e sou amigo do meu amigo. Sou de Fafe mas o meu clube é o F.C. Porto (Portugal) embora também goste da Juventus (Itália).



7º D (2007/ 2008)

  

Fotografia de conjunto da turma 8º A (2003/ 2004) que agora é o 9º A (2004/05)

 

Atrás: João Pedro, João Gentil, José António, , Jorge e Luís Renato.

À frente: Nuno e Patrício

 

João Gentil Pinto

Tenho 13 anos. a minha relação com os meus pais é boa, pois eles compreendem-me e deixam-me sair às vezes, mas também impõem regras como todos os pais. Não tenho qualquer tipo de conversa com os meus pais sobre educação sexual.

 

 

João Pedro Guimarães

Ando no 8º ano de escolaridade na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom, quando tenho algum problema eles ajudam-me da melhor maneira, quando eu quero sair, eles deixam-me. Não tenho qualquer tipo de conversa sobre educação sexual com os meus pais. O meu relacionamento com os colegas é bom.

 

 

Jorge Miguel Oliveira

O meu nome é Jorge Novais Oliveira, frequento a escola EB 2,3 professor Carlos Teixeira, ando no 8 ano na turma A (2003/ 2004). Tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom. Quando tenho problemas eles ajudam-me. Em relação à sexualidade não falo muito com eles. O meu relacionamento com os meu amigos também e bom.

 

 

José António

Frequento a escola EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira, ando no 8º Ano, na turma A (2003/ 2004), tenho 13 anos e tenho um relacionamento razoável com os meus pais e com os meus amigos, ou seja, raramente me chateio com os meus pais. Já não posso dizer o mesmo sobre os meus amigos. Ás vezes falo com os meus pais sobre a educação sexual, pois é importante, mas só falo quando ouvimos no telejornal alguma notícia sobre uma doença que se tenha descoberto sobre educação sexual ou alguma coisa parecida.

 

 

Luís Renato Marinho - SAIU DA TURMA

Eu chamo-me Luís Renato Medeiros Marinho, tenho 13 anos e ando no 8º A (2003/ 2004), na escola E.B 2/3 Prof. Carlos Teixeira. Tenho um bom relacionamento com os meus pais e colegas, pois falo abertamente com eles sobre educação sexual entre outros assuntos.

 

 

      Nuno Tiago Costa Freitas

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, em Fafe, estou no 8º A (2003/ 2004) e tenho um perfeito relacionamento com os meus amigos. Nunca falei com os meus pais sobre o tema da Educação Sexual, talvez pela vergonha, ou pela idade, pois só tenho 13 anos. O meu ambiente familiar é perfeito, toda a minha família se relaciona muito bem, não há zangas e todos nos divertimos. Os meus pais são muito meus amigos e fazem tudo para que eu e o meu irmão tenhamos sucesso na escola. Eles fazem praticamente tudo o que eu quero. Neste momento frequento um salão de estudo e um Instituto de Inglês, tudo graças a eles.

        Eu adoro tudo na minha vida.

 

 

       Patrício José Bastos Gonçalves

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8º ano, na turma A (2003/ 2004), tenho 13 anos e tenho um relacionamento moderado com os meus pais e colegas. Em casa, eu e os meus pais, temos conversas sobre diversos assuntos que se passam no dia a dia, sobre tudo, como correram os testes e sobre como correu o dia e de vez em quando zango-me com o meu irmão, mas as zangas são insignificantes. Eu nunca falo acerca da Educação Sexual com os meus pais, mas ás vezes falo com o meu irmão.

 

 

Pedro Filipe Sousa - SAIU DA TURMA

Frequento a escola E/B 2,3 Carlos Teixeira, ando no 8º ano de escolaridade na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais é bom, quando tenho algum problema eles ajudam-me da melhor maneira, quando eu quero sair, eles deixam-me. Não tenho qualquer tipo de conversa sobre educação sexual com os meus pais. O meu relacionamento com os colegas é bom.

 

 

 

Da esquerda para a direita: Rita, Tânia Alexandra, Ana Filipa, Carla, Tânia Sofia, Rui, Tiago e Patrícia.
 

Ana Filipa de Oliveira Lapa 

Estudo na Escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira, estou no 8º ano da turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. Tenho um bom relacionamento com os meus pais e amigos sobre educação sexual, mas falo mais com os amigos do que com os pais. Normalmente costumo falar com a minha mãe sobre o assunto. Ela está sempre a dizer para eu ter muito cuidado, porque hoje em dia há muitas raparigas que engravidam muito novas e eu digo para não se preocupar, porque sou muito nova para isso, e mesmo agora que sou muito nova reconheço que se deve ter muito cuidado e usar sempre os métodos contraceptivos. Infelizmente ainda há muita gente que não se interessa e brinca com isso e depois as raparigas ficam grávidas, podem apanhar doenças, etc.

 

 

Carla Sofia Pinto Leitão

Eu sou uma aluna da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em FAFE . Ando na turma A do 8º ano (2003/ 2004) e tenho 13 anos . O meu relacionamento com os meus pais e amigos é muito bom mas não costumo ter muitas conversas sobre Educação Sexual com eles.

 

 

Patrícia Soraia Fernandes

Tenho um relacionamento muito bom com os meus pais e os meus amigos. Quanto a conversas sobre educação sexual com os meus pais, são raras, mas mostram-se interessados no tema, e estão sempre atentos aos debates do dia-a-dia.

 

 

Rita Catarina Cunha

Moro em Quinchães (Fafe). Tenho 13 anos e ando no 8º ano de escolaridade, na turma A (2003/ 2004). As nossas conversas a nível de educação sexual são razoáveis, posso sempre, abertamente, falar com os meus pais. Não tenho problemas quanto a isso.

 

 

Rui Pedro - SAIU DA TURMA

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais não é muito forte, não tenho muitas conversas com os meus pais sobre Educação Sexual. O relacionamento com os meus amigos é maior porque me sinto mais à vontade.

 

 

Tânia Alexandra Rodrigues

Tenho 13 anos e um relacionamento muito bom com os meus pais e amigos. Os meus pais preocupam-se quando ouvem relatos na televisão sobre educação sexual, mas raramente se fala no assunto.

 

 

Tânia Sofia Leite Sousa - SAIU DA TURMA

Eu sou estudante da Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em FAFE . Ando no 8º ano na turma A (2003/ 2004). Tenho 12 anos e o meu relacionamento com os meus pais e amigos é muito bom, pois eu já ando com eles há oito anos, e com os meus pais o meu relacionamento é muito bom. As conversas que tenho com os meus pais sobre Educação sexual são muito poucas mas a minha mãe está-me sempre a dizer para não andar com estranhos mas sobre sexualidade nunca falei concretamente com os meus pais.

 

 

Tiago Freitas

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais não é muito forte pois não me sinto à vontade com eles, ao contrário dos meus amigos, com quem converso mais e me sinto à vontade.

 

  

Em cima: Paulo, Tiago, Rui, Ana Filipa, Marta e Miguel.

Em baixo: Cristina, Filipa, Liliana e Catarina

 

Ana Filipa Pereira Castilho 

Estudo na Escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira, tenho 13 anos e ando no 8ºA (2003/ 2004). A relação com os meus pais é muito liberal; falo de tudo com eles. A minha mãe informa-me e prepara-me para os problemas do dia-a-dia, como por exemplo as doenças sexualmente transmissíveis. As conversas que tenho com os meus amigos são abertas, falamos dos métodos contraceptivos...

 

 

Catarina Oliveira- SAIU DA TURMA

Ando na Escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, no 8º ano (2003/ 2004) e tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais é bom, damo-nos bem. Relativamente aos meus amigos é razoável, tanto nos damos bem como nos damos mal, depende dos dias. Às vezes converso com os meus pais sobre educação sexual.

 

 

Cristina Luís Almeida Sousa

Tenho 13 anos e sou da turma 8º A (2003/ 2004) da escola E/B 2,3 Professor Carlos Teixeira. Vivo com a minha mãe e o meu padrasto com quem tenho um relacionamento muito bom. Aos fins- de-semana visito o meu pai e a minha madrasta com quem também me dou muito bem. Relaciono-me muito bem com os meus amigos. Sobre educação sexual não costumo falar com o meu pai, o meu padrasto e a minha madrasta, apenas falo sobre este assunto com ao minha mãe. Eu costumo contar o meu dia à minha mãe; como me correu o dia e falar-lhe dos meus problemas. A minha mãe, em contra-partida, responde-me a todas as minhas questões e fala-me das experiências dela.

 

 

Filipa Nazaré Silva

Tenho 13 anos e ando no 8ºA (2003/ 2004) da escola E/B 2,3 Carlos Teixeira. O relacionamento com os meus amigos é óptimo, tal como com os meus pais. Não costumo falar com o meu pai mas sim com a minha mãe sobre educação sexual, ela avisa-me para ter cuidado em relação a este assunto.

 

 

Liliana Andreia Gonçalves

Ando na escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira. Tenho 13 anos. O relacionamento com os meus pais é razoável, embora às vezes tenhamos problemas. Com os amigos o meu relacionamento é bom. As conversas sobre educação sexual tenho-as essencialmente com a minha mãe.

 

 

Marta Isabel Alves

Eu frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira em Fafe. Tenho 13 anos. O  relacionamento com os meus pais é aberto e liberal e são frequentes as conversas com eles sobre educação sexual. 

 

 

 Miguel Ângelo Gonçalves Fernandes - SAIU DA TURMA

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8 A (2003/ 2004) e tenho 14 anos. Vivo com os meus pais ,e tenho um excelente relacionamento com eles, e relaciono-me bem com os meus amigos. Sobre a educação sexual não falo com os meus pais. só de vez em quando.

 

 

Paulo Ricardo Martins

Eu frequento a escola EB 2/3 Prof. Carlos Teixeira, ando no 8º ano na turma A (2003/ 2004) e tenho 13 anos. Eu tenho uma boa relação com os meus pais e também com os meus amigos, porque eles percebem-me, eles ajudam-me e partilham as mesmas opiniões e ideias.

A nível de “Educação Sexual”, eu não falo muito com os meus pais, porque eu não me sinto confortável.

 

 

Rui Manuel Castro- SAIU DA TURMA

Frequento a escola EB 2,3 Professor Carlos Teixeira, ando no 8º ano de escolaridade, na turma A (2003/ 2004). Tenho 13 anos. O meu relacionamento com os meus pais sobre educação sexual é indiferente porque eu não falo muito com eles. O meu relacionamento com os meus colegas é bom, não me chateio com eles. Em casa  dou-me bem com a minha família .

 

 

Tiago André Gonçalves

Tenho 13 anos e uma boa relação com os meus pais e os meus amigos, porque eles me ajudam e compreendem, e partilham as mesmas ideias e opiniões. Sobre educação sexual não falo muito com os meus pais porque não me sinto à vontade.