Escola Secundária Martins Sarmento

Home Para cima

Centro histórico

 

 

 

O largo da oliveira já sofreu várias transformações por vários reis, entre os quais D. João I que edificou a igreja da oliveira da Oliveira. (foto 13) Importante monumento considerado património. Actualmente o que cativa os jovens vimaranenses não são menos batalhas históricas , mas sim toda a beleza do local e o convívio nos bares típicos de Guimarães.







Uma das coisas que caracteriza Guimarães, são as casas visíveis no cento histórico. As casas espelham a arquitectura e beleza de décadas anteriores.

Edifício das antigas praças do concelho – foi quase totalmente reconstruído no Séc. XVII. No frontão do edifício encontra-se uma escultura, que, segundo a tradição, representa Guimarães. Na realidade o simbolismo vem-lhe daquilo que se terá passado em Ceuta. Ali, os militares vimaranenses não só tomaram em defesa da frente de combate como tomaram a defesa da parte que estava à guarda dos militares de Barcelos

Frontaria do Convento de Santa Clara, de estilo Barroco. O edifício começou a ser construído em 1548. Neste está instalada, actualmente, a Câmara Municipal de Guimarães.

 

 

Home ] Para cima ]