Microscópio petrográfico na sala de aula

O Departamento de Ciências da Terra dinamiza um projecto que tem, como objectivo principal, disponibilizar às Escolas da região um microscópio petrográfico, uma câmara de vídeo e uma colecção de rochas e respectivas lâminas delgadas. Este projecto foi financiado em 1999 pelo Programa Ciência Viva III do Ministério da Ciência e da Tecnologia. Durante o ano lectivo de 1999/2000 as Escolas abrangidas por este projecto foram: a Escola Secundária de Amares, a Escola Secundária Benjamim Salgado (Joane) e a Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas. No ano lectivo 2000/2001 foram beneficiadas Escolas com núcleos de estágio em Biologia e Geologia assim como outras Escolas da região.


Feira da Ciência na Escola Secundária Benjamim Salgado (Joane) onde os alunos observaram rochas ao microscópio óptico (Abril/2000).

O estudo e caracterização de rochas e minerais faz parte integrante do conteúdo programático de várias disciplinas dos Ensinos Básico (1º-3º ciclos) e Secundário. Porém estas matérias são normalmente leccionadas fazendo apenas apelo aos aspectos macroscópicos das rochas devido à falta de microscópios petrográficos na grande maioria das Escolas portuguesas. Com este iniciativa asseguram-se as condições necessárias para que as Escolas possam utilizar este importante equipamento didáctico (videomicroscopia e respectivas colecções de amostras de mão e lâminas delgadas).

Assim, pretende-se:

Numa fase inicial disponibilizam-se oito amostras de rochas ígneas, oito de rochas sedimentares e quatro de rochas metamórficas. As amostras foram seleccionadas tendo em conta os seus aspectos geológicos e didácticos.

Versão on-line do manual de utilização disponibilizado com o equipamento.

Como requisitar o equipamento para a minha Escola?

Regressar ao Departamento de Ciências da Terra