Caracterização estrutural da colocação em lâmina do plutonito de Bouça de Frade (Viana do Castelo - N de Portugal)

Pamplona J. & Ribeiro A.

Apresentado na XII Reunião de Geologia do Oeste Peninsular, Évora, 1993.
Terra nova Abstracts, nº 6, vol.5, p.4. Proceeding in Comunicações da XII Reunião de Geologia do Oeste Peninsular, Évora, pp. 55-63.

Resumo
O granito de grão médio, de duas micas e porfiróide que aflora a NNW da Praia do Carreço -Granito de Bouça do Frade-, em conjunto com os granitos de duas micas do Carreço e de Vila Praia de Âncora constitui o maciço granítico situado a Norte de Viana do Castelo que é considerado sin a tardi-tectónico relativamente à terceira fase de deformação hercínica. O plutonito de Bouça do Frade apresenta uma instalação do tipo diapírico, possuindo uma morfologia em lâmina em consequéncia do seu extravasamento para W. Apresenta-se a caracterização do extravasamento com base em quatro aspectos:

  1. relações estruturais com os metassedimentos encaixantes ( CXG e Ordovícico): geometria de deformação dos metassedimentos provocada pela amplificação lateral do granito( dobras com planos axiais N70°W-N-S /17°-38°E e eixos mergulhando para NNW e NE de 140° a 200°, lineações de estiramento mergulhando para NW e ENE de 230° a 300°, crenulações mergulhando para SE e ESE de 80 a 270, por último falhas inversas/ cavalgamentos N55W-N20E/20-32E).
  2. relação estrutural do granito de Bouça do Frade com o granito de Vila Praia de Âncora: injecção leito por leito, encraves recíprocos e outras relações geométricas de contacto.
  3. modo de colocação do plutonito de Bouça do Frade: análise de fluidalidades marcadas por megafeldspatos e encraves.
  4. disposição cartográfica sub-horizontal do granito de Bouça do Frade.

Lista de publicações